quinta-feira, 24 de março de 2011

Otimismo X Pessimismo

                                                           
Você já notou como algumas pessoas parecem felizes, não importa o que esteja acontecendo em suas vidas? Existe uma certa leveza na personalidade delas.Seus rostos, suas palavras e mesmo a sua maneira de andar parecem exalar um campo de energia brilhante. é como se seus sistemas estivessem programados para sorri sempre, eu mesmo convivo com pessoas que mesmo serias parecem que estão sorrindo de suas vidas perfeitas em todos os sentidos, as vezes me pergunto será que quando essas pessoas ficam sozinhas em seu cantos elas desabam em seus sentimentos negativos? será que todos aqueles sorrisos e cortesias são apenas uma mascara forçada pelo medo de mostra o que realmente sentem? Eu acredito que não seja possível tamanha felicidade em 24h do dia. onde estão os problemas dessas pessoas ? onde estão os medos?  provavelmente escondidos nós porões de suas almas. Já outras pessoas parecem predispostas a pensamentos tristes e negativos, em todas as situações. Como se os seus olhos não fossem capazes de enxergar a alegria nas coisas de suas vidas as vezes mesmo diante de seus olhos. Eu achei uma história que passa essa idéia do otimismo x pessimismo quem embora seja um ficção  espero que gostem. 
É uma história sobre dois menininhos, gêmeos idênticos, um deles otimista inveterado e o outro pessimista incorrigível.

Bem, os pais estavam preocupados com isso, e levaram os meninos a um psicólogo infantil, que disse: "Acho que sei o que fazer. No próximo aniversário deles, dêem ao pessimistazinho os melhores brinquedos que puderem comprar e ao otimista, um saco de esterco. Isso os colocará no mesmo plano".

E foi o que os pais fizeram. Colocaram os meninos em quartos separados com seus "presentes". Quando foram espiar no quarto do pessimista, viram o menino olhando com desânimo para seus lindos brinquedos e se queixando: "Não gosto dessa cor. Isso aqui provavelmente vai quebrar. Conheço um menino que tem uma calculadora melhor que essa". Os pais olharam um para o outro e soltaram um gemido.

Em seguida, atravessaram o corredor e deram uma olhada no quarto do otimista. Ele estava na maior alegria, atirando o esterco para o alto e dizendo: "vocês não me enganam! Onde existe tanto esterco assim, só pode haver um pônei por perto!".

Esses dois tipos de personalidades são geralmente, chamados de otimistas e pessimistas. Enquanto os primeiros tendem a ver o bem em tudo, os últimos vêem o mal. Apesar de termos capacidade de ver, tanto o bem quanto o mal, a atenção dada a um deles costuma definir nossa experiência de vida.

 O dicionário define pessimismo como uma doutrina ou crença de que o mundo é o pior possível. Que, na vida há mais mal do que bem, além de dar ênfase ao lado escuro das coisas.

Seu oposto, o otimismo, é definido como uma doutrina ou crença de que o mundo é o melhor possível. Que o bem sempre triunfa sobre o mal e que a tendência é ver as coisas sob uma ótica esperançosa e alegre, esperando os melhores resultados possíveis.

Ambas as realidades são subjectivas, pois não dizem respeito aos fatos, e sim às nossas atitudes. São formas de acreditar em nós mesmos e no mundo, que, ou nos limitam ou nos libertam. É importante considerar que temos um poder de escolha sobre nossas atitudes, e que essa escolha pode ou não colorir nossa percepção da vida.

Poucos argumentariam que a escolha do otimismo tornaria nossa vida mais feliz. E o pessimista diria: "Se você não acreditar nem esperar o melhor, nunca terá decepções. Esperando o pior, não há nada a perder". Um dos problemas do pessimismo, entretanto, é a falta de redirecionamento da vida rumo as metas alcançáveis, ou seja, o rumo subconscientes é em direção ao fracasso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui suas opiniões, elogios, criticas,dicas, diga-me o que sentio ao ler meus posts, etc. ^^ surpreenda-me rsrs
desde já agradeço.